sábado, 4 de setembro de 2010

Flores que alimentam

Já que aguardamos anciosos a Primavera e nesta época o assunto são flores porque não falar daquelas que podem ser ingeridas. Achou estranho, mas é isso mesmo existe uma variedade de florem que podemos comer, olha só:


Abobrinha - Cultivada inicialmente pelos nativos da América e levada pelos conquistadores à Europa. É muito popular na América e no Sul da Europa. Pode ser recheada ou frita com uma massa igual à da panqueca salgada, com um pouco de vinho branco.


Amor-perfeito - Nativa da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito já se espalhou pelo mundo inteiro. É conhecido também como a flor da "divina trindade" por apresentar três cores em suas flores. Além de suas propriedades diuréticas, o amor-perfeito pode ser usado em saladas ou sobremesas



Borango - Planta nativa do norte da África. Desde os tempos antigos, o borago é conhecido por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. As flores são comestíveis e freqüentemente utilizadas em saladas ou ainda em bolos e sobremesas. O borago deve ser sempre utilizado fresco. Seco perde suas propriedades.



Calêndula - Originária da região centro sul da Europa e da Ásia. Na idade média, a calêndula era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As pétalas desta flor são usadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz substituindo o açafrão.


Capuzin - Originária do Nordeste da América do Sul, foi cultivada em mosteiros para complementar a alimentação com vitamina C durante o inverno. Mais tarde, tornou-se uma planta comum em jardins e foram desenvolvidas variedades em outras cores. Hoje em dia se planta capuzin embaixo de árvores frutíferas para afastar as larvas. Usada para decorar saladas e pratos.


Rosa - Devido a sua beleza, ela já era adorada séculos antes de Cristo pelos chineses e persas. Os romanos decoravam as mesas com suas pétalas em ocasiões festivas. Na culinária, foi usada para fazer geléia e ainda para perfumar alimentos, inclusive vinhos. Decora muito bem os pratos. Suas pétalas podem ser usadas em saladas, geléias, gelatinas, sorvetes, pudins, cremes e licores.



Nenhum comentário: